Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

GASTRONOMIA EM TARRAFAL (CABO VERDE) - BAÍA VERDE



Endereço
: Baía de Tarrafal, Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde.

Especialidade: peixes e frutos do mar.

Ambiente: simples, com mesas azuis de plástico. A placa da entrada é coberta por folhagens das árvores que decoram o local, com predominância da cor que empresta seu nome ao restaurante: verde. No corredor que dá acesso ao salão há um tapete verde, imitando grama, conferindo um ar kitsch ao lugar. Vasos de plantas ficam ao longo do corredor de entrada. As amplas janelas permitem aos clientes uma vista deslumbrante da baía. Todas as mesas ao longo das janelas estavam ocupadas, motivo pelo qual fomos acomodados em uma mesa na segunda fileira, permitindo-nos ver a paisagem. O teto é de folha de zinco, com panos coloridos cobrindo sua parte central, de onde pendem ventiladores que amenizam o calor, além de alguns penduricalhos prateados/dourados. Televisores ligados em canal esportivo completavam a decoração.



Praia de Tarrafal




Serviço: simples, informal, mas que deu conta do recado. Só mulheres atendem às mesas. Os pratos não demoraram a serem servidos.

Quando fui: almoço do dia 21 de abril de 2012, sábado. Éramos nove pessoas.

O que bebi: uma garrafa de Fanta laranja.

O que comi: o cardápio não é extenso. Tem três ou quatro variedades de peixes e algumas opções de pratos com mariscos. Atum e serra são destaques. Pedi um serra grelhado, acompanhado por legumes e banana verde cozidos. Embora a garçonete nos disse que os pratos eram individuais, os peixes são muito bem servidos. Meu prato consistiu de duas postas grandes de serra, servido com pele, e muitos legumes cozidos. Acabou sobrando muita coisa na mesa. O peixe estava grelhado além do ponto, ficando algumas partes da carne duras. Gostei mais dos legumes, bem cozidos, sem tempero, preservando o sabor natural da couve, do repolho, da batata, da mandioca, da cenoura (era muito doce), da abóbora e da banana verde, este o melhor de todos os acompanhamentos servidos.



serra grelhado


Quanto paguei: 1500$00 (€ 15), valor individual.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * 1/2. Valeu pela paisagem, pelo descanso após uma longa viagem de van por estradas ruins e pela banana verde cozida.

Gastronomia Tarrafal (Cabo Verde)
turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário