Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

GASTRONOMIA EM LISBOA (PORTUGAL) - PASTÉIS DE BELÉM



Endereço: Rua de Belém, 84 a 92, Belém , Lisboa, Portugal.

Especialidade: é uma confeitaria famosa por seus pastéis de nata. No caso, os pastéis ganham a denominação mundialmente famosa: Pastéis de Belém, pois foi ali, a partir de 1837, que esta iguaria portuguesa começou a ser fabricada e vendida. Embora a fama do local é devida ao seu pastel de natas, há outras opções de confeitaria vendidas na casa, tais como bolos, biscoitos sortidos, doce de tomate, geleia de abóbora, marmelada de belém, entre outros.

Ambiente: fica em uma casa grande, onde também funciona a fábrica de doces. Do lado de fora, os toldos azuis se destacam, além das duas filas que se formam em frente ao balcão. Logo na entrada está o balcão com três atendentes apenas para retirar o pedido de quem vai comer em pé ou levar as iguarias para saboreá-las em outro local. Expostos na vitrine que circunda o balcão estão os famosos pastéis de belém e outros doces menos cotados. Atrás do mesmo balcão, um movimento frenético de funcionários embalando os pastéis de nata que saem a todo instante dos fornos da fábrica. Mais para o fundo, existem seis salões, com mesas lotadas de turistas que chegam até lá para experimentar o doce descrito em todos os idiomas nas centenas de guias de turismo publicados ao redor do mundo. A decoração preserva a tradição portuguesa com azulejaria azul e branco cobrindo a metade de baixo das paredes com fontes (sem funcionar) em formato de peixe estrategicamente colocadas nos diversos ambientes. Um dos azulejos fixados na parte superior da parede do salão por trás do balcão indica a data em que os pastéis começaram a ser fabricados ali: 1837.







Serviço: enfrentamos a fila apenas para comer um pastel de belém, motivo pelo qual não fomos disputar mesas. Embora grande, a fila anda rapidamente. As atendentes do balcão funcionam no automático, repetindo milhares de vezes as mesmas frases por dia. Os homens que atendem por trás do balcão são brutos, pouco simpáticos, mas dou um desconto, pois os turistas amontoam e se acotovelam para logo serem atendidos, criando um pequeno caos no primeiro ambiente do local.

Quando fui: fazer um lanche no final da manhã do dia 15 de abril de 2012, domingo. Éramos sete pessoas.

O que bebi: uma lata de Coca Cola Zero.

O que comi: um pastel de nata, ou melhor, um Pastel de Belém.




Quanto paguei: € 6.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * * 1/2. Não foi a primeira vez que lá estive e, com certeza, não será a última. O pastel de natas é divino.

Gastronomia Lisboa (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário