Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

RESTAURANTE DO JÚLIO - GASTRONOMIA EM BELO HORIZONTE (MG)



Endereço: Galeria São Vicente, Sobre-Loja, Centro (entradas pela Rua Santa Catarina ou pela Avenida Amazonas), próximo ao Mercado Central, Belo Horizonte, MG.

Especialidade: prato feito, o famoso PF. O slogan do restaurante é "A Melhor Comida de BH".

Ambiente: fica em uma loja no segundo piso da escura Galeria São Vicente. O Restaurante do Júlio está localizado na varanda da galeria, ficando de frente para a entrada do Mercado Central da Rua Santa Catarina. Mesas e cadeiras de plástico fornecidas pelas companhias de cerveja estão espalhadas no local. O ambiente é muito simples. Escolhi uma mesa na varanda, pois o dia estava bem agradável. Nem parecia que eu estava no movimento centro da capital mineira.

Serviço: informal, como se estivéssemos em um ambiente caseiro. A própria responsável pela cozinha, usando touca e avental, atendeu a nossa mesa.

Quando fui: almoço do dia 28 de março de 2012, quarta-feira. Éramos quatro.

O que bebi: uma garrafa de Guaraná Zero Antarctica.

O que comi: há sempre duas opções de prato do dia. No caso, havia uma galinhada e um tropeiro. Escolhi o segundo. No ato do pedido, tinha que escolher a carne que vinha com o tropeiro: linguiça ou costelinha de porco. A carne suína foi minha opção. Foram duas colegas de trabalho de Belo Horizonte que fizeram o convite para o almoço no Restaurante do Júlio, que elas chamam de Bistrô do Júlio. Já sabendo da rotina do local e bastante conhecidas, inclusive pelo Júlio, que veio até a mesa para perguntar se estava tudo ok com nossos pedidos, elas mal sentaram, pediram para a senhora que nos atendeu trazer os legumes cozidos picados e a salada. Logo chegou à mesa vasilhas com alface, tomate, pepino, cará, cenoura, abóbora moranga, batata, tudo em grande quantidade. Todos estes acompanhamentos faziam parte do prato do dia. Já era muita comida quando chegou o enorme PF. Era tanta comida que mal dava para utilizar garfo e faca sem deixar um pouco de arroz sair do prato e cair na mesa. O PF veio com tropeiro, torresmo frito, couve, arroz branco, dois pedaços de costelinha de porco e um ovo frito encimando o feijão. As amigas chamam o ovo de zoiúdo. Mesmo para um glutão como eu, é muita comida, além de ser um prato pesado. Como disse uma outra amiga que viu a foto do prato que postei no Facebook: "É tudo que o médico me proibiu de comer!". Não pedimos café. Fizemos como todo mundo faz nas redondezas, ou seja, pagamos a conta, saímos da galeria, atravessamos a Rua Santa Catarina, entramos no Mercado Central para tomar um ótimo café expresso no Café Dois Irmãos, tradicional reduto para um cafezinho no mercado em funcionamento desde 1985.



Valor da conta: R$ 50,00 para os quatro. Não aceita cartão de crédito. Há muito não comia tanto pagando tão pouco. Aliás, eu nada paguei, pois as amigas fizeram questão de pagar, pois eu e um outro colega de Brasília éramos convidados.

Minha avaliação: ++. Para quem não se importa em comer comida pesada, em grande quantidade e pagar pouco, no Centro de BH e com tranquilidade, este é o lugar.

Gastronomia Belo Horizonte (MG)

5 comentários:

  1. Noel,
    Você tá que vem a BH e não me procura, né?
    Tô de mal!
    bjs
    Pek

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Fique de bem! Estava a trabalho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Hoje vou experimentar sua dica.

    ResponderExcluir
  4. Almoço no restaurante do Julio quase que diariamente.
    Comida EXCELENTE, preço bom e inevitavelmente alguns KG á mais! haha

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, você comeu no melhor restaurante da redondeza! Almoço lá praticamente todo dia, já é tão certo que eu faço anotações num caderno do que comi e no final do mês acerto a "conta".
    Muita variedade, simplicidade e sabor, o que falta nos restaurantes "comuns" por aqui.

    Restaurante do Júlio que eu e uns amigos carinhosamente apelidamos de "Mukifo".

    ResponderExcluir